-
Arquitetos: Ali Haghighi Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pishva está localizada em uma pequena cidade perto de Teerã, a capital do Irã. O cliente decidiu vender seu terreno para migrar para a capital e construir uma casa permanente; uma casa onde a família pudesse experimentar um modo de vida diferente e tranquilo. O principal objetivo do projeto era criar uma conexão diferenciada entre a casa e seus vizinhos; ou seja, como ela é percebida no bairro e como contribui para a paisagem urbana. A edificação foi projetada nos limites do terreno, conectada com o ambiente circundante, "o que se vê e como se observa?"
Em um contexto onde a falta de normas regulamentadoras tem causado turbulência na malha urbana, nossa abordagem foi criar o equilíbrio visual desejado sem contribuir para a desordem mencionada. Por outro lado, o desejo do cliente era ter a maior privacidade possível, além de ter uma presença respeitosa entre os edifícios vizinhos. Portanto, o projeto enfatizou a simplicidade e a introversão; de forma que a visão direta da rua foi minimizada com apenas uma janela, enquanto o bairro também recebeu o maior respeito e atenção ao doar uma parte do terreno para a calçada e criar um pátio na entrada da casa. A hierarquia do edifício começa com um banco na plataforma ao lado da entrada. Seguindo pelo pátio da entrada, chegamos a um local de acolhimento aos visitantes; um espaço adjacente à piscina, acompanhado pelo som da água.
O primeiro pavimento é projetado para acomodar os hóspedes, enquanto o segundo andar é destinado à privacidade da família. O pátio do térreo se tornou uma paisagem isolada e relaxante com uma piscina e um pequeno jardim, enquanto a cobertura se torna o pátio funcional da casa, aproveitando o espaço criado pela altura do parapeito; por este motivo, o elevador sobe até o terraço da casa, bem como as escadas assumem especial importância para o espaço interno. A claraboia inserida nas escadas de acesso ao telhado aumentou a quantidade de luz natural nos espaços gerais, ao mesmo tempo, em que criou várias cenas com luz e sombra. Além das qualidades acima mencionadas, a claraboia central também fornece luz direta e ar fresco para o quarto do filho mais novo.
Neste projeto, abordamos a fachada lateral temporária e a vista norte abandonada do vizinho ao sul com o mesmo cuidado e atenção que a fachada principal. Todas as fachadas foram cobertas com cimento branco e devido a questões financeiras, o revestimento final foi adiado para o futuro. A Casa Pishva foi além de atender às exigências do cliente e, com sua solene simplicidade, tornou-se um ponto de inflexão para o terreno e seu valor.